A tipografia é elemento essencial na identidade de qualquer comunicação visual que contenha texto. Incrementando e fortificando a comunicação, a tipografia tem diversas identidades: infantil, militar, computadorizada, medieval, retrô, ficção científica, entre outras. Apesar da infinidade de variações, o mercado tipográfico é inovador. Todos os anos, novas coleções são criadas por tipógrafos no mundo todo.
Uso criativo da tipografia em vídeo
Além do uso gráfico e digital, o vídeo é outro suporte que utiliza a tipografia para informar ou reforçar algo por meio do texto. Também é uma excelente ferramenta estética, pois é mais um adereço a complementar o produto audiovisual. Durante a produção, muitos cuidados devem ser tomados para tornar o texto legível ao espectador e ser de fácil visualização. Principalmente com as variações de tamanho de telas dos equipamentos que reproduzem vídeos. A legibilidade deve ser considerada tanto para um monitor de 42 polegadas quanto para uma pequena tela de celular.
Com a utilização da técnica Motion Graphic, que possibilita animar o texto como um objeto na tela, pode-se oferecer uma nova experiência a quem assiste. Tal técnica é denominada por Kinect Typographic. Há hoje uma enorme quantidade de vídeos que se utilizam apenas de recursos tipográficos para transmitir a sua mensagem. E muitos com alto grau de criatividade, sem que se tornem algo monótono.
Mas o texto não precisa ser necessariamente animado com a técnica do Motion Graphic. O vídeo abaixo foi produzido com caixas de fósforos personalizadas. Ele traduz melhor a idéia da utilização de vários elementos tipográfico e de forma diferente para produção de um vídeo.
Cada caixa representa um pequeno trecho da letra da música e foram gravadas em diversos locais. O emprego da tipografia junto a fotografia de maneira inteligente resulta em algo atraente ao espectador.
O designer e artista Pavel Fuksa criou e dirigiu este videoclipe, integrando um layout retrô e minimalista com formas simples e cores vivas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário