terça-feira, 12 de agosto de 2014

ARTES VISUAIS NA INFÂNCIA

            As artes visuais expressam,  comunicam e atribuem sentido a sensações,  sentimentos, pensamentos e realidade por meio da organização de linhas, formas, pontos, tanto bidimensional como tridimensional, além de volume, espaço, cor e luz na pintura, no desenho, na escultura, na arquitetura, nos brinquedos, bordados, entalhes, etc.

                     

           Desde o nascimento a criança se depara com Artes Visuais: nas cores e figuras de uma parede, em um quadro, nas ruas, em casa, nos brinquedos e em todos os lugares presentes no cotidiano da vida infantil. 

            Ao rabiscar e desenhar no chão, na areia e nos muros, ao utilizar materiais encontrados ao acaso (gravetos,  pedras,  carvão),  ao pintar os objetos e até mesmo seu próprio corpo, a criança pode utilizar-se das Artes Visuais para expressar experiências sensíveis.

                               

              As crianças têm suas próprias impressões, idéias e interpretações sobre a produção de arte 
e o fazer artístico. Tais construções são elaboradas a  partir  de suas experiências  ao  longo da vida, que envolvem  a relação  com a arte,  com o mundo dos objetos e com seu próprio fazer.  As crianças exploram,  sentem,  agem,  refletem e elaboram sentidos de suas experiências. A partir daí constroem significações sobre como se faz, o que é, para que serve e sobre outros conhecimentos a respeito da arte. É no fazer artístico e no  contato com  os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em artes visuais acontece.
                            
           

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